segunda-feira, 5 de março de 2012

Sugestões de leitura (parte 1/2) [ATUALIZADO]

Coloquei na barra ao lado os sites que visito com frequência. Vou explicar bem rápido cada um, pra não ficar uma coisa jogada, que dá preguiça de sair clicando aleatoriamente.

Tumblr atualizado com frequência que recém descobri. Quadrinhos bastante diferentes entre si, sempre com link para a fonte. Tem MUITA coisa legal. Vejam as homenagens que Mattotti (de Estigmas, disponível no Brasil) fez a filmes para uma exposição:  http://www.tricromia.com/BACINEMA/index.htm

Editora que iniciou as atividades ano passado, lançando muita hq independente/alternativa no Brasil, tem sede no Rio de Janeiro aberta à visitação. Há livros traduzidos e outros na língua original. Quem passar pelo Cinema Arteplex, em Botafogo, pode dar uma olhada na estante que é reservada para a editora na livraria Blooks.




Reune quadrinhos abstratos, às vezes excertos. O blog-projeto dá nome a um livro, do qual há mais informações na barra à direita de lá. Texto interessante sobre isso tudo aqui http://lerbd.blogspot.com/2009/09/abstract-comics-andrei-molotiu-ed.html (por Pedro Moura).

O frete na amazon.it é de 15 euros e não muda, independente da quantidade de livros (diferente da .com). É realmente um bom acervo de livros que não podem ser encontrados aqui.




Blog do co-autor/desenhista de Cachalote, que está à frente da loja/selo Narval Comix.


Acabei de descobrir esse site, mas eles parecem fazer textos sob enfoques bastante específicos dentro das obras escolhidas.


Blog do Stêvz, integrante da revista/selo/coletivo Beleléu. Dá pra ler bastante coisa dele lá.

Textos desse importante crítico norte-americano sobre o que ele costuma classificar como art-comics -- mas que dá na mesma. Acho ele um pouco prepotente, às vezes (colocou a própria HQ como terceiro lugar em sua lista de melhores do ano). Não dá pra negar que ele escreve artigos interessantes, no entanto. E tem uma coluna legal chamada Your Wednesday Sequence.



Quadrinhos de humor com traço e texto corrosivos e fodas demais.

Blog do Elcerdo, também integrante da Beleléu. Tem bastante sketch, ilustrações etc.



Quadrinhos completos, de artistas diferentes. O site é fundado pela alemã Ulli Lust, tem ótima curadoria, tiras livros disponíveis em .pdf, loja etc. Há um sistema de doação, pra quem tiver interesse. Site pra gastar um tempo. Acho que a única que li daí foi essa Bodies, da Charlotte Busse (44 pgs. sem texto) -- gostei muito!




O Zimbres é lendário. Foi editor da Animal, uma importante HQ underground dos anos 80 (entrevista sobre o assunto aqui). Mas o foco aqui são os desenhos/quadrinhos dele. No blog tem link pra outros projetos, às vezes difíceis de encontrar. Um dos mais recentes em formato de livro é o Vida Boa, que se encontra pelos buscapés da vida.






Pra evitar que me canse e soe repetitivo, vou dividir essa apresentação em duas partes (algumas informações daqui vão ser completadas no próximo post, portanto, ou com o Google). 




Amor à flor da Pele, por Mattotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário